sábado, 30 de novembro de 2013

A História da Triumph

A marca britânica de motocicletas Triumph é uma das mais tradicionais no mundo das duas rodas. A empresa, que comemorou seu centenário em 2002, tem atividades em dezenas de países, dentre eles – Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Itália, Alemanha, Japão, Suíça, Suécia, França, Bélgica, Holanda, Brasil e Japão – e comercializa cerca de 36 mil unidades por ano. 
Apesar de ter celebrado 100 anos em 2002, a Triumph é mais antiga. A marca nasceu na última década do Século XIX, após a ida do alemão Siegfried Bettmann para a Inglaterra. O empresário, que até então comercializava máquinas de costura, ficou impressionado com o aumento da frota de bicicletas naquele país e resolveu entrar no novo negócio. 

Bettmann deu o nome de Triumph às bicicletas motorizadas que vendia, por ser um nome de fácil assimilação em toda a Europa. A primeira motocicleta saiu da linha de montagem da Triumph, em Conventry (Inglaterra), no ano de 1902 – data de partida para a contagem do centenário - e recebeu a nomenclatura de “N°1”. O veículo de duas rodas nada mais era que uma bicicleta com estrutura reforçada, equipada com um motor de combustão interna do fabricante belga Minerva, com 2,25 hp de potência, que ficava alocado na parte dianteira do quadro.
A Triumph ganhou popularidade rapidamente por um motivo: em pleno Fordismo, enquanto os engenheiros de outros fabricantes se preocupavam com a produção em larga escala, Mauritz Schulte, que era responsável pela engenharia da marca, procurava aprimorar e desenvolver novos mecanismos para as motocicletas. Essa política, em poucos anos, possibilitou o lançamento de outros modelos de excelente qualidade e tecnologias modernas para a época, como a partida a pedal. Durante a 1ª Guerra Mundial, o governo da Inglaterra designou à Triumph a missão de equipar o exército britânico. As motocicletas da marca eram utilizadas para levar os soldados ao fronte de batalha. 
O último acontecimento relevante nos anos 10 foi o rompimento entre Schulte e Bettmann, que ocorreu porque o fundador da marca queria diversificar a gama de produtos e acelerar o ritmo da linha de produção, algo que ia contra os princípios do engenheiro. Nesse período de sua história, a Triumph passou a fabricar até mesmo automóveis, o que dividiu a empresa em Triumph Motor Co. (automóveis) e Triumph Cycle Co. (duas rodas). 
Devido à Grande Depressão econômica, os anos 20 foram muito difíceis para a Triumph. Por esse motivo, a marca começou a produzir motocicletas “populares”, como a Modelo P, que tinha 494 cilindradas e custava apenas 42 libras. Foram comercializadas 20 mil unidades desse modelo. Só como comparação, a Type SD, top de linha da marca, saía na época por 83 libras. Em 1937, sob o comando de Jack Sangster, a divisão de motocicletas lançou um modelo que se tornaria um ícone anos depois: a Speed Twin, conhecida também como Tiger 100. Esta motocicleta atingia 160 km/h, fato que a Honda, por exemplo, só iria conseguir em 1969, com a CB 750.
A Triumph Motorcycles Brazil (com Z mesmo) completou dia 6 de novembro/13 um ano de operação no mercado brasileiro. 
A marca investiu mais de R$ 20 milhões em sua implementação no país, ampliando o portfólio de motocicletas, aumentando a produção na fábrica localizada em Manaus (AM) e inaugurando sete concessionárias - ainda em novembro, serão inauguradas mais duas unidades, além de outras seis estarem previstas para serem abertas ainda no primeiro semestre do ano que vem.
“Foi um ano de muito sucesso para a marca no mercado brasileiro. Estamos estabelecendo a base para um crescimento ainda mais significativo e consistente no País a partir de 2014”, afirma Marcelo Silva, gerente geral da empresa. 
De acordo com o executivo, as vendas de motocicletas Triumph no país deverão chegar a 2.500 unidades até dezembro, cerca de 20% acima das estimativas iniciais. No próximo, a previsão é atingir um volume de 3.500 motocicletas. “Com este volume, o Brasil será o quinto maior mercado do mundo para a marca, perdendo apenas para Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e França”, diz.

Cronologia da Triumph: 

1902: A primeira motocicleta é produzida com um motor Minerva de 2.2CV e chamada de a Nº 1.

1907: Um novo motor com 3.5CV é produzido. A produção anual atinge 1.000 unidades e a fábrica transfere sua produção em larga escala para Priory Street em Coventry.

1915: A Triumph é escolhida para fornecer o modelo Type H “Trusty” ao serviço militar na 1ª Guerra Mundial às tropas aliadas. Das 57.000 motocicletas produzidas, 30.000 de 499cc com refrigeração a ar e um cilindro sendo as primeiras a serem vistas com esta tecnologia.

1927: A fabrica de Coventry, agora com 500.000 metros quadrados e 3.000 funcionários, produz 30.000 unidades por ano.

1936: a operação de carros e motos Triumph são separadas. Edward Turner é indicado como chefe de designer.

1937: Turner revela um motor de 498cc de 2 cilindros, Speed Twin (T100) que atinge uma velocidade máxima de 90mph (144.84km/h). Isso é definitivamente uma motocicleta Britânica e se estabeleceu um padrão para as motocicletas Triumph nos próximos 40 anos.

1940-1945: Mais de 50.000 motocicletas são vendidas para as tropas militares e toda a produção de motocicletas ficou voltada para atender a esta demanda. A fábrica Priory Street é bombardeada em 14 de Novembro de 1940. Instalações temporárias em Warwick são usados ​​até que uma nova planta abre em Meriden em 1942

1946: Com o retorno da paz, a companhia foca em três modelos, Tiger T100 (pilotada por Eric Lyons e teve sua primeira vitória em 1946 no Manx Grand Prix), the Speed Twin e uma pequena “touring” de 349cc e 3T. Todos os modelos tem braço telescópio no garfo dianteiro.

1954: Marlon Brando pilota uma Thunderbird 6T de 650cc no filme “The Wild One”

1955: Johnny Allen atinge 193mph (310.60km/h) em Bonneville Salt Flats, pilotando uma Thunderbird preparada com um motor de 650cc. É o início de uma era notável de performance onde a Triumph deteve por 15 anos consecutivos o recorde de velocidade em terra.

1959: O ícone Bonneville (T120 com 650cc) é lançado. O nome foi dado em homenagem ao local onde a Triumph conquistou o recorde de velocidade, a Bonneville torna-se a motocicleta de 2 cilindros mais vendida  na Inglaterra em todos os tempos.

1963: A Trophy TR6 650 é pilotada pelo famoso Steve MacQueen, pulou e caiu sobre Bud Ekins no filme “The Great Escape”.

1966: Buddy Elmore venceu a corrida Daytona 200 com uma Tiger 500cc preparada pela fábrica. A protótipo Gyronaul X-1, preparado com um motor Triumph de 650cc, bate o record de velocidade em Bonneville Salt Flats com 245.6mph (395.25km/h)

1967: Gary Nixon prova que a vitória na Daytona 200 do ano passado não foi por acaso, repetindo o feito a bordo de um Tiger 100. Além disso o sucesso nas corrida é apreciado por John Hartle  com e inicia-se a produção do modelo TT. 28.700 Triumphs são vendidss nos EUA.

1968: A 750cc de três cilindros finalmente é lançada, com o motor comprado da Trident, BSZ Rocket 3. Even Knieval tenta saltar com uma Bonneville a fonte do Caesar´s Palace  Casino em Las Vegas

1969: Malcolm Uphill ultrapassa a produção do modelo TT com a Bonneville. Pela primeira vez pe produzida uma motocicleta que atingia mais de 100mph (160,93km/h). A produção de motocicletas em Meriden tem o pico de 46.800 unidades.

1970: Malcolm Uphill vence mais uma vez a produção do modelo TT e em consequência recebeu o apelido de Slippery Sam.

1975: a produção da Bonneville continua após os trabalhadores formarem uma cooperativa para manter a fábrica de Meridem em funcionamento. Slippery Sam vence com 10 voltas por 10 anos consecutivos.

1983: A fábrica de Meriden fecha as portas. John Bloor adquire o nome da Triumph e em Meriden a licença para produzir em menor números o modelo Bonneville por Les Harris em Devon.

1987: O primeiro “novo” motor da Triumph, com 1200cc e quatro cilindros começa a ser testado.

1990: O retorno da Triumph! Seis novos modelos são anunciados no salão de Cologne: A incomparável tridente 750 e 900 de três cilindros, A touring Trophy de três cilindros  e 1200 4 cilindros e a sport Daytona 750 de três cilindros e 1000 de quatro cilindros.

1994: O jogo muda com o lançamento da Speed Triple e assegura o retorno da Triumph ao segmento esportivo de motocicletas inaugurando o “Speed Triple Challenge Race”. A Triumph confirma o retorno para os USA com a introdução de uma nova subsidiária, Triumph Motorcycles América é fundada. A permissão do projeto da nova fábrica em Hinckley com 40 acres é concedida.

1995: The Triple Connection, linha de acessórios e roupas são lançados e é produzido em torno de 12.000 unidades por ano. A 30.000ª Triumph é produzida em Hinckley , uma Thunderbird,  enviada para a Australia.

1996: A Daytona T595 rouba a cena. Com um estilo deslumbrante contribuiu para uma longa fila de espera. 12 meses depois, uma T595 voltou a atingir 50.000 unidades produzidas em Hinckley.

2000: Uma década depois da Triumph renascer, a Bonneville retorna a fazer parte da linha de motocicletas. Uma motocicleta voltada não somente para os motociclistas que lembram a Bonneville, mas também para aqueles que apreciam a modernidade e garantia de uma boa pilotagem com um moderno motor com 2 cilindros paralelos.

2002: Um grande incêndio destrói a planta de montagem da fábrica 1. A fábrica é reconstruída e  reformada em menos de 6 meses depois do incêndio. A supersport Daytona 600 é apresentada, e obteve uma magnífica vitória no “Isle of Man” TT em 2003 pelas mãos de Bruce Anstey.

2004: Uma cara a mais. A Triumph Rocket III é apresentada. Os detalhes do motor de três cilindros são simplesmente surpreendentes. 2.294cc, 140 polegadas cúbicas e 147Nm de torque a 2500rpm. Do seu lançamento até hoje, continua sendo o maior motocicleta em produção no mundo.

2006: Com tudo novo, a Daytona 675 Triple é lançada. A 675 vence por 4 anos consecutivos o Supertest “King of Supersports”. Com a fábrica 4 na Tailandia aberta, o aumenta o volume de produção  aumenta para 41.974 unidades.

2007: Street Triple, uma mistura do estilo e diversão da Speed Triple com o poder e maneabilidade da Daytona 675, instantaneamente cria-se  um novo, e altamente bem sucedido segmento no mercado de motocicletas.

2009: A Triumph tem a primeira experiência na linha “R” com o lançamento da Street Triple R. Freios de elevado desempenho de frenagem e o pacote de suspensões líder na categoria.

2010: A fábrica da Triumph em Hinckley lança a primeira motocicleta com sistema de transmissão de potência por correia de 1600cc com 2 cilindros paralelos faz com que a reputação da Triumph em ciclística e excelente engenharia seja reconhecida no segmento cruiser. A revista US Cycle World a intitula como “Cruiser of the Year”.

2011: A Triumph lança a Tiger 800 e 800XC, Speed Triple, Daytona R, America, Speedmaster e Thunderbird Storm. O maior número de lançamentos em um ano feito pela Triumph.

2012: 110 anos de fabricação de motocicletas é comemorado com uma série de novos lançamentos. Tiger Explorer, uma motocicleta 1215cc com eixo cardan que impressiona o mercado adventure em crescimento. O mesmo motor é utilizado na nova Trophy. Para completo completar um ano agitado,  modificações importantes foram aplicadas nas plataformas 675cc de Street Triple e Daytona. As vendas atingem 50.000 unidades suportadas pela abertura da nova subsidiária no Brasil

2013: O Market share da Triumph no segmento acima de 500cc atenge 6.2% e o plano de  expansão continua com a entrada na India.



Fontes:


Rock Riders.com
YouTobe.com.br

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