A Suzuki irá apresentar, na 43ª edição do Tokio Motor Show a moto-conceito Recursion, um protótipo que tem como grande diferencial o uso de turbocompressor. Esse recurso foi utilizado em uma motocicleta pela primeira vez em 1982, na Honda CX 500T, que desenvolvia 82 cv de potência, contra 50 cv do mesmo modelo sem o turbo, resultando em um acréscimo de 64% na potência dessa motocicleta. Yamaha e Suzuki também desenvolveram seus modelos turboalimentados na época, mas as limitações tecnológicas tornaram esse recurso um fracasso, sendo logo abolido do mercado.
Segundo informações não-oficiais, extraídas de imagens de um vídeo divulgado na internet aparentemente gravado em uma apresentação técnica do modelo, a Recursion é basicamente uma naked com assento monoposto (apenas para o piloto) e semicarenagem. Pesa 174 kg e conta com chassi de alumínio e balança monobraço na suspensão traseira. A suspensão dianteira é invertida e os freios contam com ABS, sendo a roda dianteira montada com pinça radial Brembo, mordendo um único disco (com grande diâmetro), lembrando os utilizados nas motocicletas Buell. O cilindro mestre também é da renomada marca italiana. As rodas são aro 17”, calçadas por pneus na medida 120/70 (dianteiro) e 160/60 (traseiro).
O painel conta com 3 displays digitais, com conta-giros no centro, grande velocímetro e indicador de marcha, entre outras informações ao condutor. O destaque é o motor bicilíndrico em linha, com 588 cm³, arrefecido a líquido e equipado com turbocompressor e intercooler (um resfriador do ar admitido pelo turbocompressor). Segundo a apresentação que “vazou”, desenvolve potência máxima de 100 cv a 8 000 rpm e torque de 10,2 kgf.m a 4 500 rpm. A potência equivale à encontrada na tetracilíndrica Kawasaki Z800 no dinamômetro e o torque supera o encontrado em modelos como Honda CB 1000R e Triumph Speed Triple 1050.
O protótipo da Suzuki segue uma tendência que já é realidade nos automóveis, que é o downsizing. Em resumo, é a busca dos engenheiros por desenvolver motores cada vez menores, com melhor rendimento (desempenho e consumo), graças ao uso de sobrealimentação e/ou outras soluções técnicas de vanguarda. O objetivo da marca é uma motocicleta que seja funcional e econômica no uso urbano e radical na estrada, com o auxílio do turbo. Uma complexa mistura entre razão e emoção.
As informações oficiais sobre a Suzuki Recursion serão divulgadas no Tokyo Motor Show, que abre as portas para o público no dia 23 de novembro.
Fonte: motociclismonline.com.br
Imagina o Gruu passeando em uma moto assim, aquele velhinho que caiu no outro vídeo teria que estar perto pra ajudar em cada tombo que o Gruu levasse.
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