quinta-feira, 15 de maio de 2014

Distância entre motos em comboios

Tenho observado que as viagens em grupos são mais perigosas do que solo. Numa viagem só com Deus, nossa atenção e preocupação se restringe apenas a nós. Nossas atitudes são sempre individuais. Se erramos, erramos sozinhos. Numa viagem em grupo, do jeito que geralmente se faz, temos que nos preocupar e ficar atentos ao motociclista que vai à nossa frente e no que vem atrás. E é comum um motociclista repetir o erro do que vai à frente. Geralmente o motociclista fica muito próximo daquele que vai logo à sua frente. Além da tensão de ter que ficar o tempo todo atento às ações desse motociclista, não curtimos a estrada nem muito menos a paisagem. E este é o motivo principal de viajar de moto, concordam?
Mas então qual é a distância adequada para viagens em comboios?
Especialistas do mundo inteiro recomendam a regra dos dois segundos. Dizem eles: se você estiver a essa 'distância' do veiculo da frente (atenção a isso!), terá tempo suficiente para parar (!) seu veiculo, se necessário... OK. Mas medir distância em segundos é meio complicado para alguns... Essa regra tem que ser bem compreendida em nossas viagens de moto em comboio. Prefiro deixar um espaço que caiba uma carreta entre cada moto. Seja lá quantos segundos isso possa representar. 
Não sou nenhum especialista, mas observo muito, principalmente quando viajo em grupos, e darei aqui minha opinião. A ideia é viajar junto, em grupo de amigos, mas separados uns dos outros, nas rodovias. Comboio é legal e bonito para quem está vendo as motos passarem... Para serem fotografados.
Há três situações distintas. Comboio nas rodovias, nas entradas e saídas das cidades e nas zonas urbanas. 
Nas rodovias em geral a velocidade de cruzeiro deve variar entre 90km/h e 110km/h, respeitando-se, claro, os limites legais e o fluxo do trânsito. Se veículos pesados ultrapassarem o comboio é sinal de que a velocidade está baixa.
A posição das motos deve ser tal qual pegadas na areia (alternadas). A distância da moto que vai logo à sua frente (a primeira moto à sua frente) deve ser, no mínimo de 30m, o que equivale, aproximadamente, ao espaço necessário para uma carreta ficar entre as duas motos. Dessa forma, a distância da moto que vai à frente, na mesma posição que a sua, será de, no mínimo, 60m. Bastante segura, portanto.
A distância de 30m é mínima. Se estivermos num local onde a paisagem é imperdível, essa distância deve ser maior. Contudo, jamais deve-se perder de vista o motociclista que vem atrás ou o que vai à frente. Principalmente do que vem atrás. Se ele sumir do retrovisor, diminua a velocidade até visualizá-lo. Os que vão à sua frente deverão fazer o mesmo, pois você se afastará deles. 
Nas ultrapassagens, primeiro, todos devem ficar em fila única, desfazendo-se a formação de pegadas na areia. Segundo, devem ser feitas individualmente. É comum, nessas ocasiões, que fique alguém para trás. Assim, quem já ultrapassou, após estar bem distante do veículo ultrapassado, deve diminuir a velocidade até ver o motociclista retardatário no retrovisor. Quem ultrapassa deve aumentar a velocidade até visualizar o motociclista que vai á frente.Em estradas com muitas curvas, a posição de pegadas na areia também deve ser desfeita, mantendo-se todos em fila única.
Só pare em situações de emergência. Se alguém parar, todos deverão parar no acostamento ou no próximo local seguro e aguardar, junto a moto. Apenas o motociclista que está mais próximo daquele que parou deve descer da moto. O Road Captain é o único que deve voltar para ver o que aconteceu. Resolvido o problema, voltará para seu local, em velocidade reduzida, dando sinal (um toque na buzina), para todos que estão parados, continuarem a viagem. Ao se aproximar de zonas urbanas, a atenção deve ser redobrada. A distância entre as motos deve ser menor, mas nunca inferior ao espaço suficiente para caber um automóvel de passeio. 
Quando nos aproximarmos do destino final, que todos devem saber qual é, a distância poderá ser a que usualmente utilizamos em nossos passeios pela cidade (mais ou menos 5m - que perigo!).
É isso. Concluindo: quanto menor for o número de motociclistas, maior deverá ser a distância entre eles. 
Viajar de moto um perto do outro pra quê? Isso é muito bonito só para quem vê. No destino final estaremos confraternizando e comemorando a viagem. Juntos!

Fonte:
DeMotocomDestino.com


Um comentário:

  1. Reportagem De Extrema Importância, Devemos Adotar Nas Proximas Viagens.

    ResponderExcluir

Quer comentar? Clique aqui!

Dinossauros Motogrupo