segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

História da MV Agusta (Itália)

MV Agusta é uma fabricante italiana de motocicletas fundada em 1945 em Cascina Costa, perto de Milão.
A MV Agusta representa a história romântica do motociclismo italiano, fundado na paixão, no sucesso no automobilismo e no desempenho dos modelos mais extremos. É a marca mais exclusiva do setor de motocicletas no mundo inteiro.
A empresa começou com um desdobramento da aviação Agusta, formada pelo conde Giovanni Agusta, em 1923. O conde morreu em 1927, deixando a empresa nas mãos de sua mulher e filhos, Domenico, Vincenzo, Mario e Corrado. Vicenzo Agusta, juntamente com seu irmão Domenico, formaram a MV Agusta (Meccanica Verghera). 
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, como um meio para salvar os empregos dos trabalhadores, e também para preencher a necessidade de pós-guerra, eles começaram a produzir os primeiros protótipos. O primeiro a ser produzido foi a "Vespa 98", assim chamado ironicamente.
A Cagiva comprou o nome da marca MV Agusta, e em 1997 ela lançou a primeira moto MV Agusta. As novas motos eram máquinas esportivas, de quatro cilindros e 750 cc (a range F4), que incluíam uma série limitada de produção.
Em 2004, introduziu a sua primeira moto 1000 cc e fez também um número limitado (300) de edições da 750 cc F4 e da F4 1000 cc "Ayrton Senna", em memória do falecido campeão da F1, que era um ávido colecionador Ducati e MV Agusta. A renda foi revertida para o Instituto Ayrton Senna. Dessa data em diante, produziram motos 750 e 910 "nuas" chamadas Brutale. 
A política da empresa sempre foi a produção limitada de suas máquinas, similar à Ferrari em automóveis.
Em 1999, o grupo Cagiva foi reestruturado para fins estratégicos e MV Agusta tornou-se a principal marca que inclui Cagiva e Husqvarna. Em julho de 2007, a Husqvarna foi vendida para a divisão de motos da BMW.
A MV Agusta não concorre diretamente com os fabricantes japoneses, cujas motocicletas vendidas tipicamente têm um custo consideravelmente inferior. Mas competem com outros modelos, como os modelos esportivos da italiana Ducati.
A MV Agusta F4 refinou o design inovador da 916. Em publicações recentes, a MV Agusta tem sido altamente elogiada como um das melhores motocicletas feitas artesanalmente.
Agora estas máquinas serão produzidas em solo brasileiro, em regime de parceria com a fábrica da Dafra Motos, em Manaus. A MV Agusta está montando sua rede de concessionárias nas principais cidades do Brasil.






Site da MV Agusta no Brasil - www.mvagustamotos.com.br

2 comentários:

  1. Essa Moto Alem De Linda E A Rainha Das Esportivas.

    ResponderExcluir
  2. Mas Chipp, não li nada sobre preço, você tem ideia de quanto vai custar uma moto desta? Se bem que é só por curiosidade mesmo.

    ResponderExcluir

Quer comentar? Clique aqui!

Dinossauros Motogrupo