quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Shadow 750: uma estradeira que virou urbana...

Um dia, um discípulo foi ao mestre Kian-Fang e perguntou-lhe: “Todas as direções levam ao caminho de Buddha, mas apenas uma conduz ao Nirvana. Por favor, mestre, diga-me onde começa este Caminho?” O velho mestre fez um risco no chão com seu bastão e disse: “Aqui”.
Transfira esse importante diálogo tirado de uma parábola budista para o mundo do motociclismo. A Honda Shadow 750 te leva a todos os caminhos. Só ela te conduz por uma incrível experiência de agilidade e força num cenário urbano diferente das tradicionais “custom” que, normalmente, são vistas nas estradas. E como o velho mestre falou, essa experiência começa: aqui!
Com boa mobilidade entre os carros na cidade grande, a Honda Shadow pôs em prática a proposta de fazer uma custom que tivesse um bom desempenho num cenário urbano. O potente motor de 45,5 cavalos não vai desapontar o piloto que gosta de uma boa aceleração, assim também como a retomada.
Diferente de outros modelos custom, a suspensão é mais confortável, embora ainda possa ser dura em buracos mais profundos.
A Honda fez diversas modificações nesse novo modelo da Shadow, e um deles é a diminuição do guidão. O tamanho do guidão interfere diretamente na desenvoltura da motocicleta num cenário urbano e, lembre-se, a proposta é essa.
A motocicleta apresenta um sistema bem interessante, que evita o travamento das rodas quando se freia bruscamente, fazendo com que a força do freio seja distribuído entre as rodas dianteira e traseira, é o chamado Combined-ABS (anti-lock Brake System).
O chassi de berço duplo juntamente com o entre-eixos, consideravelmente maior que o modelo anterior, serviram para diminuir o centro de gravidade, o que deixa mais fácil a pilotagem em altas e baixas velocidades, ou seja, mais estável. Comparando aos modelos mais antigos, a nova Honda Shadow 750 está mais leve.
O banco é confortável, mas poderia dar uma postura melhor ao condutor. Em viagens muito longas a lombar pode não ficar numa postura muito ereta. Resultado? Volte de ônibus porque será pior! Mesmo com um motor tão robusto ela não esquenta tanto como esperado. O que é uma vantagem muito boa num dia de calor quando não quisermos queimar a batata da perna.
O câmbio possui apenas cinco velocidades, porém é muito macio a ponto de passar as marchas sem travar, ou coisa parecida. A mudança de corrente para eixo-cardã foi uma boa ideia. As respostas da transmissão são mais eficientes, portanto o piloto sentirá facilmente o conforto.
No antigo painel da motocicleta você podia localizar todas as luzes guia, no entanto, o novo painel possui duas luzes separadas e mais escondidas. Agora, situadas no garfo, próximo ao guidão, podemos encontrar as luzes de gasolina e de farol alto. Para o piloto pode ser complicado olhar diretamente para elas, pois o guidão tapa os pontos luminosos e ele terá que deslocar a cabeça para vê-las, tirando um pouco o foco da estrada.
Voltando à proposta de que a moto reduziu seu tamanho em algumas particularidades no seu design, não posso esquecer-me dos pneus que também diminuíram. Portanto, quem estava acostumado com a antiga Honda Shadow, maior em tudo, agora pode se surpreender com o equilíbrio e com as curvas executadas, pois com o diâmetro do pneu reduzido, o piloto pode sentir a moto tombar demais para os lados.Quem não tiver cuidado com esse detalhe poderá cair fácil nos primeiros contatos com a motocicleta.
Suas principais concorrentes são a Yamaha Midnight Star 950, Suzuki Boulevard M800 e Harley-Davidson XL 883. A Honda Shadow lidera em número de vendas, mesmo com toda a tecnologia investida pelas outras marcas.
No mais, a Honda Shadow 750 tenta remontar as choppers americanas,  graças ao seu estilo de pilotagem, seu motor e toda sua mecânica, que proporciona uma melhor condução tanto na estrada quanto na cidade grande.



Fonte:
BestRiders.com.br

3 comentários:

  1. Como tudo na vida é relativo o que diz o escritor, tenho uma e posso dizer que na verdade é uma boa moto, porém para que se possa ser considerada perfeita vai depender do tamanho do piloto, do tipo de estrada, das expectativa criada por quem está pilotando, do trânsito e de tudo o mais que envolve andar de moto. Isto posto, podemos dizer que andar de moto é que é importante, a moto, detalhe valioso, faz parte de um conjunto e se o piloto, principal detalhe, estiver se sentindo bem e feliz é o que vale de verdade. Seja feliz possuindo uma Shadow ou uma xispa, o importante é ser motociclista, estar feliz e bem, valeu !

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  2. Uma pergunta a fazer, onde está o resto do grupo que não comenta nada, parece não ler, não se importar, até o anonimo é mais frequente que o pessoal que faz parte dos Dinossauros.

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