Foi fundada em 1887, por Torakusu Yamaha, como uma fabricante de pianos e órgãos, originalmente com o nome de Nippon Gakki Co. Ltd., em Hamamatsu, Shizuoka (Japão) e foi incorporada em 12 de outubro de 1897. A origem da companhia como um fabricante de instrumentos musicais continua refletindo hoje no logo do grupo - um trio de garfos (diapasões) entrecruzados.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o presidente da companhia, Genichi Kawakami, reutilizou as máquinas produzidas durante a guerra e o conhecimento em tecnologias metalúrgicas para a fabricação de motocicletas. A YA-1 (conhecida como Akatombo, a "libelula vermelha"), da qual foram construídas 125 unidades no primeiro ano de produção (1954), foi nomeada em honra ao seu fundador.
Era uma 125cc, de cilindro único, moto urbana patenteada após a germânica DKW RT125. Em 1955, o sucesso da YA-1 resultou na fundação da Yamaha Motor Co., Ltd.
A Yamaha cresceu até se tornar a maior fabricante do mundo de instrumentos musicais (incluindo pianos, percussão, guitarras, flautas, violinos, violas, violoncelos, e vibrafones), bem como fabricante líder de semicondutores, produtos informáticos conexos, esportivos, eletrodomésticos e móveis, metais e robôs industriais.
Em outubro de 1987, no seu 100º aniversário, o nome foi mudado para Yamaha Corporation.
Nos anos 70 inicia-se a produção de semicondutores e nos anos 80 a fabricação dos sintetizadores musicais. Em 1989, a Yamaha fabricou o primeiro gravador de CD do mundo.
Em 2002, terminou com seus produtos para tiro ao alvo, que começaram em 1959. Seis arqueiros com em 5 jogos olímpicos diferentes ganharam medalhas de ouro usando produtos Yamaha.
Genichi Kawakami sucedeu seu pai aos 38 anos, como o quarto presidente da Nippon Gakki em 1950. Ele possuia uma ambição ardente em seu jovem coração. "É responsabilidade de um líder corporativo melhorar a performance da companhia e quando houver possibilidades financeiras, promover pesquisas dos próximos produtos que levarão ao desenvolvimento de novos negócios".
Com este ideal em mente ele começou, em novembro de 1953, a desenvolver um novo produto que poderia utilizar o equipamento de fabricação de hélices.
VMax 2014 |
Dez meses depois o protótipo do primeiro modelo de motocicleta estava terminando. A produção começou em janeiro de 1955 e as vendas no Japão iniciaram em fevereiro. Então, em 1º de Julho a divisão de motocicletas da Nippon Gakki foi expandida para estabelecer a Motor Co. Ltd.
Perspicácia, motivação e forte liderança, levando a companhia para a área de produtos náuticos, tais como, barcos e motores de popa e então para veículos aquáticos, automóveis e uma leva de outros negócios que formariam a base corporativa da Yamaha Motor.
Tudo começou com a motocicleta de 125 cc YA-1, conhecida popularmente como "Akatombo" ou 'libélula vermelha". Foi a primeira motocicleta da companhia, símbolo da qualidade, do desenvolvimento e da originalidade que desde então identificam a marca Yamaha.
Midnight Star |
Naqueles primeiros dias, com um mercado em ascensão, a Yamaha Motor teve a idéia de participar de corridas como a melhor estratégia para mostrar claramente a superioridade do produto e alargar o reconhecimento da sua marca.
Dez dias após a fundação, em 1º de julho de 1955, a equipe Yamaha venceu a 3ª Corrida de Subida do Monte Fuji e varreu os primeiros lugares nas competições que se sucederam até o ano seguinte no Japão, quando passou a participar e destacar-se também em competições internacionais.
Tomando por base a sua experiência na produção de motocicletas, a Yamaha começou, em 1960, a fabricar motores de popa e não demorou para investir em novos setores como motores para automóveis, snowmobiles, motores para múltiplos usos, geradores, bombas de água, karts de corrida, carros de golfe, equipamento para remoção de neve, motores diesel e veículos off-road.
Sede Yamaha - Japão |
A partir de então ampliou a sua área de ação, até destacar-se como fabricante de vasta gama de produtos, desde artigos esportivos e de lazer, até equipamentos industriais.
Confira a História da Yamaha em vídeo:
Fonte:
www.rockriders.com.br
www.yamaha.com
Incrível como em um lugar tão pequeno, destruído por uma guerra e humilhado diante de todas as outras nações, surge, com tanta eferverscência um número tão grande de pessoas capazes, claro que com muita luta e dificuldade, de criarem uma gama exorbitante de empresas que até hoje são capazes de mudar o mundo. Contribuição ao desenvolvimento do país e do povo principalmente, condição de estabelecer respeito a quem antes era desrespeitado e humilhado como já falei, admiração e seguidores, chamados de tigres asiáticos, espalhados por toda a região e uma virada de proporções inimagináveis na condição de vida de todos. É motivo para estudos e mais estudos o que ocorreu no Japão, na primeira metade do seculo passado, óbvio que isto ocorreu quase que de forma generalizada pelo mundo todo, mas lá foi o pico deste tipo de revolução, sabemos todos que é um povo aplicado, disciplinado e ordeiro, mas só isto não bastaria para mudar a história de todo um povo como o ocorrido lá, então, só podemos acreditar que de tempos em tempos Deus, despeja na terra algumas gostas de sabedoria, inteligência e a capacidade de unir as duas e assim proporcionar um explosão de criatividade como a ocorrida lá, então aguardemos nossa vez.
ResponderExcluir