A posição de custom mais vendida em 2012 não foi alcançada à toa por esta Yamaha. Uma máquina que oferece alta e refinada potência, com muito conforto e segurança.
Dotada de motor 942 cm3, OHC de dois cilindros em "V", que aliado a câmbio de 5 marchas, gera potência de 53,6 cv a 6.000 rpm e torque de 7,83 Kgf.m a 3.000 rpm, proporcionando uma tocada forte, firme, com entrega rápida de potência, mas com total suavidade e completamente na mão do piloto.
O motociclista pode ficar tranquilo em relação à frenagem, pois a XVS 950, conta com excelente sistema de freios, dotado de disco na dianteira e na traseira, que mesmo em frenagens mais bruscas tem plena segurança, além de uma resposta rápida e precisa, apesar dos seus 261 kg e da potência gerada.
É uma moto que chama atenção de quem a vê, com seu visual imponente, moderno e robusto, e de quem a pilota, surpreendendo com a esportividade, ciclística excelente e desempenho arrojado, capaz de alcançar velocidades acima dos 200 km/h. Acaba tropeçando um pouco nas curvas, devido às pedaleiras muito baixas e em estilo plataforma, que raspam no chão com grande facilidade.
Dois diferenciais importantes da Midnight são a transmissão por correia dentada, similar aos modelos da Harley-Davidson (que beneficia no conforto, proporcionando mais suavidade ao conjunto e proporcionando baixo custo de manutenção, uma vez que correias costumam durar no mínimo 120 mil quilômetros), e as rodas em liga-leve, que colaboram nos detalhes de esportividade do design.
No quesito conforto, a Midnight fica muito bem cotada, pois fornece excelente ergonomia, tanto para piloto quanto para o garupa, com boa posição de pernas e braços. Por ser uma moto avantajada em termos de tamanho, mesmo os motociclistas altos ficam confortáveis na moto. Como em muitas motos custom, faz falta um apoio de costas para garupa, acessório que pode ser colocado à parte.
Seu ambiente ideal, como todos os demais modelos custom, é a estrada asfaltada, onde se comporta muito melhor e o motociclista consegue aproveitar 100% do que a máquina tem a oferecer. Porém, não deixa a desejar no uso urbano, no trânsito pesado das grandes cidades, com a simples ressalva de que, assim como qualquer outra custom, a manobrabilidade é bem limitada. Um fator negativo é o guidão, que é muito largo e acaba atrapalhando em determinados momentos, principalmente nos chamados corredores das motos (comuns em Sampa).
O consumo de combustível é bom, rendendo cerca de 14,2 km/l no uso urbano e 19,1 km/l na estrada, andando em uma faixa de rotação econômica, esticando um pouco em alguns momentos. Considerando os 17 litros de capacidade no tanque de gasolina, temos uma boa autonomia. Alguns usuários da Midnight reclamam apenas da luz de reserva do tanque que costuma acender quando o mesmo ainda tem 50% da sua capacidade.
Seu painel leva ao estilo mais clássico de uma moto custom, bem minimalista, trazendo simplesmente o grande velocímetro analógico, com hodômetro total e parcial digitais, e nada mais. Faz muita falta um marcador de combustível, que no painel é sinalizado apenas com a luz da reserva. A posição do painel, na parte superior do tanque, acaba dificultando um pouco uma leitura rápida, mas como estamos falando apenas do velocímetro, na prática acaba não fazendo tanta falta.
Para quem gosta de andar em velocidades mais elevadas com frequência, é recomendado que se coloque um para-brisa, pois o vento acaba incomodando bastante, como acontece em qualquer custom. A moto custa aproximadamente R$ 32 mil, zero quilômetro. Nessa mesma faixa de valor temos a Suzuki Boulevard M800 e a Kawasaki Vulcan 900cc. As outras concorrentes Shadow 750 e Harley Sportster 883, custam mais barato.
Ficha técnica:
Motor: 4 tempos, OHC, dois cilindros em V, refrigerado a ar, 8 válvulas
Potência máxima: 53,6 cv a 6.000 rpm
Torque máximo: 7,83 Kgf.m a 3.000 rpm
Diâmetro x curso: 85 mm x 83 mm
Capacidade cúbica: 942 cm³
Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica de Combustível
Taxa de compressão: 9.0:1
Fonte:
A fabrica é confiável, só a manutenção é cara.
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