domingo, 6 de outubro de 2013

Super Glide Custom (Anniversary Edition) – Elegância desde 1971


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O belo modelo da linha Dyna, desde 1971, desfila nas ruas com sua elegância que nos remete a décadas atrás. Pois bem, para os festejos dos 110 anos de existência da fábrica americana, a moto ganhou roupa de festa niquelada e adereços especiais da mesma forma que suas irmãs e primas da linha Softail e Touring também receberam.
No quesito estilo, a Super Glide Custom brilha com acabamento de qualidade e honra o seu legado e vocação custom.
super-glide-custom-03.jpgEsta motocicleta tem visual único de ponta a ponta. O painel de instrumentos banhado em cromo, a tira de couro sobre o tanque de combustível, a caixa de bateria lateral e o robusto guidão pullback de aço inoxidável denotam o DNA da Harley-Davidson que atravessa os tempos. Entra ano e sai ano, e as Harleys são facilmente reconhecidas nas ruas. A Edição de 110 anos deste modelo vem com rodas raiadas em alumínio com pneus sem câmara e aros estilo “smoothie“. Não preciso dizer que elas têm um visual requintado, são mais leves, e de mais fácil manutenção que as rodas tradicionais com câmara. O medalhão para o tanque de combustível comemorativo é opcional. 
super-glide-custom-04.jpgAs motos da edição comemorativa possuem detalhes exclusivos que marcam como parte desta festa histórica. Em bronze sólido e banhado em níquel preto, cada medalhão de aniversário é trabalhado para realçar a cor. O toque final está em um belo “Cloisonné” dourado com o Bar & Shield Harley-Davidson, disponível apenas nos modelos da Edição de 110 Anos. São poucas as motos como essas, e a prova é estampada em aço. Forjada em um estilo único e colocada em um local diferente em cada modelo.
super-glide-custom-05.jpgOs modelos da Edição de 110 Anos apresentam uma exclusiva combinação de pintura em dois tons. Os acabamentos Bronze “Rich Vintage” e Preto “Antique Vintage” são revestidos por uma camada especial de verniz que proporciona um visual clássico. Sobre a tira de couro que cobre o tanque na parte de cima, há um emblema em aço com o número de série da edição da Edição de 110 Anos, o que a torna parte exclusiva da história das motocicletas. Claro que há uma elevação do preço da edição comemorativa de 110 anos da Super Glide de R$ 39,9 mil (modelo padrão) para R$ 41,9 mil.

super-glide-custom-06.jpgMotor

Integrante da família Dyna da Harley-Davidson, vem equipada com o motor Twin Cam 96, com dois cilindros em V de 1585 cm³. Na prática, isso se traduz em muita força em qualquer marcha. É um dos modelos que melhor eu observei a retomada e aceleração a partir dela parada. Chegou a impressionar o que este motor “empurra”. Parece que a Harley caprichou em cada centímetro cúbico. É um motor evoluído, no legado dos motores Flathead, Knucklehead, Panhead, Shovelhead®, Evolution, Twin Cam 88®. O desempenho deve-se a evolução desde 1909, e da herança de mais de um século de vida sobre duas rodas. 
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Voltando a falar da experiência da pilotagem, tanto em baixa rotação quanto em alta, o conjunto garante um bom rendimento. Segundo a própria H-D isso se dá graças ao design leve dos pistões.
Ao passar os olhos pelo motor Twin Cam 96, você não terá dúvidas de que é um autêntico Harley-Davidson. O motor possui pintura preta e apresenta aletas (clássicas) de refrigeração usinadas, coroado com tampas cromadas. Também possui um tensor automático de corrente embutido, que reduz a necessidade de manutenção. O ronco é forte e, como já disse, mas é bom reforçar oferece respostas rápidas, precisas.
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Cambio e Transmissão

O câmbio Six-Speed Cruise Drive®, de seis velocidades, parece projetado para trabalhar com o motor. E é isso que oferece este sistema, que apresenta troca de marchas de forma suave porém, nem tanto silenciosa. Mas isso é marca registrada da Harley e ponto. Voltando a falar da sexta marcha, além de reduzir o giro do motor quando você pega a estrada, você consegue maior equilíbrio entre rotações e velocidade.
A Super Glide utiliza tração por correia dentada, que ajuda para o conforto da moto, eliminando o atrito da corrente de metal com a coroa e pinhão. Para um motor desses, o poder de frenagem é sempre associado à segurança. O sistema de freios com ABS de série confere a confiança de saber que a moto vai responder quando você precisar, e seus componentes estão escondidos no cubo da roda para que você chame a atenção com um design clean

 Pilotagem
super-glide-custom-10.jpgA pré-carga da mola pode ser facilmente ajustada com uma chave de garra e adaptada ao peso do piloto, estilo de pilotar e condições das vias.
A suspensão traseira rebaixada contribui para um visual mais leve, e a ciclística é boa, seja em retas ou longas curvas, bem como em curvas mais fechadas. O assento também merece menção, com design clássico, o couro tem o centro em gomos na cor marrom e as laterais pretas. Os pés alcançam naturalmente as pedaleiras de centrais do modelo, transmitindo confiança, independente de sua estatura.

Segurança
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O sistema de segurança, instalado na fábrica, apresenta bloqueio automático hands-free. Ele ativa e desativa as funções de segurança da motocicleta, conforme você se aproxima ou se afasta da moto.
Os pneus Michelin® Scorcher™ contribuem para uma boa pilotagem. Testei na chuva e no seco, e a banda de rodagem com sulcos profundos gera boa segurança em curvas e frenagem brusca. Segundo a montadora, a aderência e também a durabilidade foram reforçadas pelos compostos da borracha dos pneus, baseados na última geração de polímeros sintéticos da Michelin. Sob a borracha do pneu traseiro, tramas de aramida são utilizadas para estabilizar sua pilotagem.
GuidãoO guidão pullback do modelo Super Glide® Custom em aço inoxidável proporciona uma posição de pilotagem reclinada extremamente confortável para viajar por longas estradas ou rodar com muito estilo pelas avenidas.

Conclusão
Apesar do tamanho, peso e força do motor, a Super Glide é prazerosa de ser pilotada com suavidade, principalmente nas curvas. O câmbio continua “tosco”, mas quem conhece, já está acostumado com o barulho e com sua “dureza”. Características e detalhes, tradicionais da Harley, como o sensor de aproximação (Segurança) e piscas com temporizador e desligamento automático após uma curva fazem diferença.

Tabela
Tabela 2


por Roberto Severo
para best riders.com

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