Fardier |
London Steam Carriage |
Os primeiros protótipos de automóveis eram na verdade triciclos à vapor. O Fardier de Cugnot é o primeiro automóvel da história criado por Benz são basicamente triciclos motorizados:
FARDIER (1771)
FARDIER (1771)
Nicolas Joseph Cugnot, um engenheiro militar desenvolveu este triciclo à vapor, que chegava a 4 Km/h. Cugnot também é conhecido por sofrer o primeiro acidente da história do automobilismo, quando testando sua invenção veio a colidir com a parede do quartel onde trabalhava.
O veículo original pode ser visto no Museé National des Techniques em Paris.
LONDON STEAM CARRIAGE (1803)
O veículo original pode ser visto no Museé National des Techniques em Paris.
Benz |
Desenvolvido por Richard Threvithick Júnior, na Inglaterra, este triciclo é basicamente uma carruagem movida à vapor. O veículo chegava aos 13 km/h e não utilizava tração animal.
BENZ (1886)
O primeiro automóvel da história, criado por Karl Benz (o próprio da Mercedez-Benz) é na verdade um triciclo. Desenvolvido em 1886 possuía um grande projeto de engenharia e é considerado por muitos como uma obra-prima.
SLM (1886)
Este outro triciclo, criado por Charles Brown possuía um diferencial de seus antecessores: Seu motor era movido à vapor por petróleo e chegava a desenvolver 10 km/h. O nome SLM vem da companhia Schweizerische Lokomotiv und Maschinenfabrik que significa Locomotiva Suíça e Maquinários, fundada por ele.
A Harley-Davidson fez um triciclo?
Em 1885 foi criada a primeira motocicleta da história. Ela não era da Harley-Davidson, era uma motocicleta de madeira com um motor criada por Gottlieb Daimler.
Em 1901 William Harley e Arthur Davidson decidiram desenvolver uma motocicleta. Arthur prometeu a seu irmão Walter Davidson uma volta na máquina quando estivesse pronta, mas mal sabia Walter que ele mesmo teria que ajudar a montar o veículo.
Em 1903, atendendo a pedidos de amigos e conhecidos que viram a motocicleta em movimento, nasceu a Harley-Davidson. (coincidentemente, no mesmo ano em que Henry Ford criou sua empresa). Um detalhe curioso é que Janet Davidson, tia dos irmãos Davidson foi quem criou o logotipo da Harley-Davidson.
Em 1917 a Harley faz um contrato com os militares e passa a ser o fornecedor oficial de motocicletas para a 1ª guerra mundial. Até então, todas as Harley eram disponíveis apenas na cor cinza, durante a guerra passaram para verde-oliva.
Em 1929 a Harley criou seu primeiro triciclo – chamado de “Cycle-tow” ou moto-caminhão. Era um triciclo com duas rodas dianteiras e um grande baú que servia para o transporte de pequenas cargas. Era destinado aos militares e comerciantes.
Anos mais tarde, de 1932 até 1974 a Harley desenvolveu seu modelo mais desconhecido: o “servi-car”, que é na verdade o primeiro triciclo motorizado como conhecemos atualmente. Veículos com duas rodas traseiras e um baú para o transporte de cargas.
Eram destinados principalmente à garagens e postos de serviço, no reparo e guinchamento de veículos.
Muitos proprietários adaptavam os servi-cars para o transporte de passageiros, assim como são os triciclos com mecânica Harley dos dias de hoje. Os servi-cars utilizavam a mecânica das motocicletas modelo WLDR, que eram motos de competição.
Existem vários livros a respeito dos modelos fabricados pela Harley-Davidson, porém os servi-cars são quase que totalmente ignorados. O servi-car nunca foi concebido para ser um veículo estradeiro, com o passar dos anos os empresários acabaram trocando-os por Jeeps, que davam proteção contra as condições do tempo.
Ainda há uma legião de admiradores do servi-car, que gostariam que a Harley-Davidson desse mais atenção a este veículo tão singular. Mais informações sobre o servi-car podem ser encontradas neste site: http://www.dl45homepage.com/.
Triciclos Asiáticos
A Harley-Davidson fez um triciclo?
servi-car |
Harley Davidson |
Tuk-Tuk |
Enquanto a Harley iniciou e finalizou sua produção de triciclos no ocidente, no oriente os triciclos são os veículos mais comuns de se ver, seguindo um conceito diferente do que estamos acostumados.
O Tuk-tuk é a versão moderna do “rickshaw”, veículo que levava dois passageiros e era puxado por uma pessoa a pé. É imensamente utilizado em Bangkok e outras cidades no transporte urbano, onde geralmente o congestionamento é intenso. São equipados com um motor refrigerado à água, possuem três rodas e guidão no lugar de volante.
O som do motor enquanto em marcha lenta é a razão por trás do nome do veículo. Este motor é desenvolvido para o transporte de cargas e não desenvolve muita velocidade, o que não é um problema frente ao trânsito que encara diariamente.
Os motoristas do Tuk-tuk são geralmente pessoas migradas das zonas rurais e são famosos por não saber nada sobre a cidade onde se encontram.
Triciclos brasileiros
Renha |
Em 1978 era comum ver figuras famosas em triciclos. Pessoas como Roberto Carlos e outras figuras populares eram vistas frequentemente empinando um certo triciclo chamado “Renha”.
Anos depois da extinção do Renha, alguns fabricantes de triciclos retomaram o desenvolvimento do veículo. Com tecnologia moderna e passando por rigorosos testes de qualidade, a by-Cristo, a Triway e a triciclos Riguete foram os primeiros fabricantes a vender seus triciclos com o selo de aprovação do In-metro. Estes triciclos atendem a normas de qualidade diferentes das presentes nos dias do Renha, um triciclo moderno não empina a não ser que seja alterado pelo seu proprietário para que o faça.
Nos triciclos motorizados de hoje, o conjunto de rodas (principal característica de qualquer triciclo), pode ser em formato de delta, com duas rodas traseiras e uma à frente ou de girino, com duas rodas à frente e uma trazeira. Em alguns casos raros, o direcionamento do veículo é feito pelas rodas trazeiras, o que ocasiona no aumento do ângulo da curva e alteração de sua dirigibilidade.
Triciclos em formato de girino são mais estáveis na frenagem e tendem a derrapar ao invés de capotar em situações extremas.
O formato tradicional em delta requer frenagens em linha reta, pois uma frenagem brusca durante uma curva pode ocasionar em derrapagem. O balanço entre fricção e resistência à rolagem especifica que triciclos em delta esterçam melhor que triciclos em formato de girino. Cada formato possui suas vantagens e desvantagens, tornando ambos os estilos perfeitamente aceitáveis. Geralmente os triciclos brasileiros são fabricados com um chassis próprio para triciclos ou então um chassis adaptado de veículos volkswagen, como o fusca e a brasília. Os triciclos norte-americanos geralmente usam um kit que transforma uma moto de alta cilindrada em um triciclo, adicionando um eixo trazeiro para duas rodas e carenagem para o passageiro. Alguns exemplos desses triciclos podem ser encontrados visitando o site http://www.lehmantrikes.com entre outros. Na europa, a cultura dos triciclos é muito parecida com a que temos no Brasil, e é especialmente intensa na Espanha. Triciclos de produção caseira geralmente tem estilos e acabamentos bastante diversificados e não possuem um design próprio, como os das fábricas. (nota: a palavra design se refere ao desenho de um produto desenvolvido para a produção em massa. De maneira nenhuma estamos dizendo que os triciclos caseiros não possuam um desenho belo e atrativo, esta é apenas uma diferença da parte técnica do processo).
É muito comum no Brasil, encontrar triciclos extremamente enfeitados, com todos os tipos de objetos pendurados: caveiras, bonecas, broches e uma infinidade de souvenires adquiridos durante suas viagens. Este tipo de personalização não é uma simples excentricidade de seu dono, mas sim um estilo próprio conhecido como “RAT-BIKE” que tem seguidores no mundo todo. Para mais informações, visite o site http://www.ratbike.org/ Os Triciclos motorizados modernos também são um grande atrativo para pessoas com deficiência física. Essas máquinas são feitas sob medida e oferecem uma confiável opção para quem é adepto do estilo de vida estradeiro. No site do TRIKERS em http://www.trikers.com.br há uma seção dedicada aos fabricantes de triciclos brasileiros, onde é possível conhecer o estilo típico do triciclo tupiniquim - entre eles há o “triciclos Pirata” onde o próprio fabricante tem experiência em limitações físicas.
Os triciclos de hoje:
O formato tradicional em delta requer frenagens em linha reta, pois uma frenagem brusca durante uma curva pode ocasionar em derrapagem. O balanço entre fricção e resistência à rolagem especifica que triciclos em delta esterçam melhor que triciclos em formato de girino. Cada formato possui suas vantagens e desvantagens, tornando ambos os estilos perfeitamente aceitáveis. Geralmente os triciclos brasileiros são fabricados com um chassis próprio para triciclos ou então um chassis adaptado de veículos volkswagen, como o fusca e a brasília. Os triciclos norte-americanos geralmente usam um kit que transforma uma moto de alta cilindrada em um triciclo, adicionando um eixo trazeiro para duas rodas e carenagem para o passageiro. Alguns exemplos desses triciclos podem ser encontrados visitando o site http://www.lehmantrikes.com entre outros. Na europa, a cultura dos triciclos é muito parecida com a que temos no Brasil, e é especialmente intensa na Espanha. Triciclos de produção caseira geralmente tem estilos e acabamentos bastante diversificados e não possuem um design próprio, como os das fábricas. (nota: a palavra design se refere ao desenho de um produto desenvolvido para a produção em massa. De maneira nenhuma estamos dizendo que os triciclos caseiros não possuam um desenho belo e atrativo, esta é apenas uma diferença da parte técnica do processo).
É muito comum no Brasil, encontrar triciclos extremamente enfeitados, com todos os tipos de objetos pendurados: caveiras, bonecas, broches e uma infinidade de souvenires adquiridos durante suas viagens. Este tipo de personalização não é uma simples excentricidade de seu dono, mas sim um estilo próprio conhecido como “RAT-BIKE” que tem seguidores no mundo todo. Para mais informações, visite o site http://www.ratbike.org/ Os Triciclos motorizados modernos também são um grande atrativo para pessoas com deficiência física. Essas máquinas são feitas sob medida e oferecem uma confiável opção para quem é adepto do estilo de vida estradeiro. No site do TRIKERS em http://www.trikers.com.br há uma seção dedicada aos fabricantes de triciclos brasileiros, onde é possível conhecer o estilo típico do triciclo tupiniquim - entre eles há o “triciclos Pirata” onde o próprio fabricante tem experiência em limitações físicas.
Can-am |
Os triciclos vêm ganhando destaque na mídia, e empresas estão começando a apostar novamente no veículo. No salão das duas rodas de 2007 encontrava-se o “Spyder” da BRP – Can AM, uma empresa norte-americana. O spyder é um triciclo com linhas futuristas, em formato de girino, diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Mais informações sobre o spyder em seu site oficial: http://spyder.brp.com/
O Spyder está entre os modelos de triciclos de um futuro próximo. Há protótipos para triciclos mais ousados, com hélices para voar nos céus da cidade (http://www.pal-v.com/) O que haverá de fato não se pode afirmar, mas esperamos que os triciclos caiam no gosto popular mais uma vez e todos possam apreciar deste incrível e único veículo.
* Este artigo foi desenvolvido por Toni Caputo, especialmente para o site www.trikers.com.br.
Só um erro detectado por mim na reportagem, a fabricante do Syder cam-AM, que é a Bombardier, concorrente de Embraer na área de aviação, não é americana como afirma a reportagem e sim canadense, tanto é que fica localizada em Montreal,Quebec. Empresa fundada em 1942 por Joseph-Armand Bombardier, emprega hoje mais de 64 mil pessoas...
ResponderExcluirÉ vero! Mas os direitos autorais foram deviamente respeitados e a reportagem foi publicada na íntegra... Então...
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