quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Então... Vamos falar de triciclos?

Fardier
O triciclo, como conhecemos hoje em dia, trata-se de um veículo de três rodas. Sua aparência é a de uma motocicleta estilo custom e sua mecânica é híbrida entre motocicleta e automóvel. Além deste veículo, a palavra triciclo também representa um brinquedo infantil de três rodas, uma variação da bicicleta movida por propulsão humana e também um veículo aéreo do tipo ultra-leve. Vale ressaltar que motocicletas com side-car e automóveis de três rodas não são considerados triciclos. A palavra triciclo vem do grego, onde tri (treia) significa três e ciclo (kyklos) significa círculo ou roda. O primeiro registro do uso da palavra é datado de 1828, referente a uma carruagem de três rodas que era puxada por cavalos. O termo americano Trike está em uso desde 1883.



London Steam Carriage

Primórdios
Os primeiros protótipos de automóveis eram na verdade triciclos à vapor. O Fardier de Cugnot é o primeiro automóvel da história criado por Benz são basicamente triciclos motorizados: 

FARDIER (1771)
Nicolas Joseph Cugnot, um engenheiro militar desenvolveu este triciclo à vapor, que chegava a 4 Km/h. Cugnot também é conhecido por sofrer o primeiro acidente da história do automobilismo, quando testando sua invenção veio a colidir com a parede do quartel onde trabalhava. 
O veículo original pode ser visto no Museé National des Techniques em Paris.

Benz

LONDON STEAM CARRIAGE (1803)
Desenvolvido por Richard Threvithick Júnior, na Inglaterra, este triciclo é basicamente uma carruagem movida à vapor. O veículo chegava aos 13 km/h e não utilizava tração animal.

BENZ (1886)
O primeiro automóvel da história, criado por Karl Benz (o próprio da Mercedez-Benz) é na verdade um triciclo. Desenvolvido em 1886 possuía um grande projeto de engenharia e é considerado por muitos como uma obra-prima. 

SLM (1886)
Este outro triciclo, criado por Charles Brown possuía um diferencial de seus antecessores: Seu motor era movido à vapor por petróleo e chegava a desenvolver 10 km/h. O nome SLM vem da companhia Schweizerische Lokomotiv und Maschinenfabrik que significa Locomotiva Suíça e Maquinários, fundada por ele.

A Harley-Davidson fez um triciclo?
Em 1885 foi criada a primeira motocicleta da história. Ela não era da Harley-Davidson, era uma motocicleta de madeira com um motor criada por Gottlieb Daimler. Em 1901 William Harley e Arthur Davidson decidiram desenvolver uma motocicleta. Arthur prometeu a seu irmão Walter Davidson uma volta na máquina quando estivesse pronta, mas mal sabia Walter que ele mesmo teria que ajudar a montar o veículo. 
servi-car
Em 1903, atendendo a pedidos de amigos e conhecidos que viram a motocicleta em movimento, nasceu a Harley-Davidson. (coincidentemente, no mesmo ano em que Henry Ford criou sua empresa). Um detalhe curioso é que Janet Davidson, tia dos irmãos Davidson foi quem criou o logotipo da Harley-Davidson. Em 1917 a Harley faz um contrato com os militares e passa a ser o fornecedor oficial de motocicletas para a 1ª guerra mundial. Até então, todas as Harley eram disponíveis apenas na cor cinza, durante a guerra passaram para verde-oliva. Em 1929 a Harley criou seu primeiro triciclo – chamado de “Cycle-tow” ou moto-caminhão. Era um triciclo com duas rodas dianteiras e um grande baú que servia para o transporte de pequenas cargas. Era destinado aos militares e comerciantes. Anos mais tarde, de 1932 até 1974 a Harley desenvolveu seu modelo mais desconhecido: o “servi-car”, que é na verdade o primeiro triciclo motorizado como conhecemos atualmente. Veículos com duas rodas traseiras e um baú para o transporte de cargas. 
Harley Davidson
Eram destinados principalmente à garagens e postos de serviço, no reparo e guinchamento de veículos. Muitos proprietários adaptavam os servi-cars para o transporte de passageiros, assim como são os triciclos com mecânica Harley dos dias de hoje. Os servi-cars utilizavam a mecânica das motocicletas modelo WLDR, que eram motos de competição. Existem vários livros a respeito dos modelos fabricados pela Harley-Davidson, porém os servi-cars são quase que totalmente ignorados. O servi-car nunca foi concebido para ser um veículo estradeiro, com o passar dos anos os empresários acabaram trocando-os por Jeeps, que davam proteção contra as condições do tempo. Ainda há uma legião de admiradores do servi-car, que gostariam que a Harley-Davidson desse mais atenção a este veículo tão singular. Mais informações sobre o servi-car podem ser encontradas neste site: http://www.dl45homepage.com/.


Tuk-Tuk
Triciclos Asiáticos
Enquanto a Harley iniciou e finalizou sua produção de triciclos no ocidente, no oriente os triciclos são os veículos mais comuns de se ver, seguindo um conceito diferente do que estamos acostumados. O Tuk-tuk é a versão moderna do “rickshaw”, veículo que levava dois passageiros e era puxado por uma pessoa a pé. É imensamente utilizado em Bangkok e outras cidades no transporte urbano, onde geralmente o congestionamento é intenso. São equipados com um motor refrigerado à água, possuem três rodas e guidão no lugar de volante. O som do motor enquanto em marcha lenta é a razão por trás do nome do veículo. Este motor é desenvolvido para o transporte de cargas e não desenvolve muita velocidade, o que não é um problema frente ao trânsito que encara diariamente. Os motoristas do Tuk-tuk são geralmente pessoas migradas das zonas rurais e são famosos por não saber nada sobre a cidade onde se encontram.


Renha
Triciclos brasileiros
Em 1978 era comum ver figuras famosas em triciclos. Pessoas como Roberto Carlos e outras figuras populares eram vistas frequentemente empinando um certo triciclo chamado “Renha”. Anos depois da extinção do Renha, alguns fabricantes de triciclos retomaram o desenvolvimento do veículo. Com tecnologia moderna e passando por rigorosos testes de qualidade, a by-Cristo, a Triway e a triciclos Riguete foram os primeiros fabricantes a vender seus triciclos com o selo de aprovação do In-metro. Estes triciclos atendem a normas de qualidade diferentes das presentes nos dias do Renha, um triciclo moderno não empina a não ser que seja alterado pelo seu proprietário para que o faça. Nos triciclos motorizados de hoje, o conjunto de rodas (principal característica de qualquer triciclo), pode ser em formato de delta, com duas rodas traseiras e uma à frente ou de girino, com duas rodas à frente e uma trazeira. Em alguns casos raros, o direcionamento do veículo é feito pelas rodas trazeiras, o que ocasiona no aumento do ângulo da curva e alteração de sua dirigibilidade. Triciclos em formato de girino são mais estáveis na frenagem e tendem a derrapar ao invés de capotar em situações extremas. 
O formato tradicional em delta requer frenagens em linha reta, pois uma frenagem brusca durante uma curva pode ocasionar em derrapagem. O balanço entre fricção e resistência à rolagem especifica que triciclos em delta esterçam melhor que triciclos em formato de girino. Cada formato possui suas vantagens e desvantagens, tornando ambos os estilos perfeitamente aceitáveis. Geralmente os triciclos brasileiros são fabricados com um chassis próprio para triciclos ou então um chassis adaptado de veículos volkswagen, como o fusca e a brasília. Os triciclos norte-americanos geralmente usam um kit que transforma uma moto de alta cilindrada em um triciclo, adicionando um eixo trazeiro para duas rodas e carenagem para o passageiro. Alguns exemplos desses triciclos podem ser encontrados visitando o site http://www.lehmantrikes.com entre outros. Na europa, a cultura dos triciclos é muito parecida com a que temos no Brasil, e é especialmente intensa na Espanha. Triciclos de produção caseira geralmente tem estilos e acabamentos bastante diversificados e não possuem um design próprio, como os das fábricas. (nota: a palavra design se refere ao desenho de um produto desenvolvido para a produção em massa. De maneira nenhuma estamos dizendo que os triciclos caseiros não possuam um desenho belo e atrativo, esta é apenas uma diferença da parte técnica do processo).
É muito comum no Brasil, encontrar triciclos extremamente enfeitados, com todos os tipos de objetos pendurados: caveiras, bonecas, broches e uma infinidade de souvenires adquiridos durante suas viagens. Este tipo de personalização não é uma simples excentricidade de seu dono, mas sim um estilo próprio conhecido como “RAT-BIKE” que tem seguidores no mundo todo. Para mais informações, visite o site http://www.ratbike.org/ Os Triciclos motorizados modernos também são um grande atrativo para pessoas com deficiência física. Essas máquinas são feitas sob medida e oferecem uma confiável opção para quem é adepto do estilo de vida estradeiro. No site do TRIKERS em http://www.trikers.com.br há uma seção dedicada aos fabricantes de triciclos brasileiros, onde é possível conhecer o estilo típico do triciclo tupiniquim - entre eles há o “triciclos Pirata” onde o próprio fabricante tem experiência em limitações físicas.


Can-am
Os triciclos de hoje:
Os triciclos vêm ganhando destaque na mídia, e empresas estão começando a apostar novamente no veículo. No salão das duas rodas de 2007 encontrava-se o “Spyder” da BRP – Can AM, uma empresa norte-americana. O spyder é um triciclo com linhas futuristas, em formato de girino, diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Mais informações sobre o spyder em seu site oficial: http://spyder.brp.com/ O Spyder está entre os modelos de triciclos de um futuro próximo. Há protótipos para triciclos mais ousados, com hélices para voar nos céus da cidade (http://www.pal-v.com/) O que haverá de fato não se pode afirmar, mas esperamos que os triciclos caiam no gosto popular mais uma vez e todos possam apreciar deste incrível e único veículo.
* Este artigo foi desenvolvido por Toni Caputo, especialmente para o site www.trikers.com.br. 

Jackal - Suzuki


Renegade - Harley Davidson


2 comentários:

  1. Só um erro detectado por mim na reportagem, a fabricante do Syder cam-AM, que é a Bombardier, concorrente de Embraer na área de aviação, não é americana como afirma a reportagem e sim canadense, tanto é que fica localizada em Montreal,Quebec. Empresa fundada em 1942 por Joseph-Armand Bombardier, emprega hoje mais de 64 mil pessoas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero! Mas os direitos autorais foram deviamente respeitados e a reportagem foi publicada na íntegra... Então...

      Excluir

Quer comentar? Clique aqui!

Dinossauros Motogrupo